O Governo do Estado de São Paulo divulgou um ambicioso plano de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) para 2025, abrangendo rodovias, escolas, habitação, mobilidade urbana, saúde e obras hídricas. O programa foi detalhado por Rafael Benini, secretário-executivo de Desestatização e Parceria, em entrevista ao podcast EXAME Infra, destacando o potencial de transformar a infraestrutura paulista.
Rodovias e Mobilidade
Três rodovias estão no pipeline de concessões:
- Lote Paranapanema: Abrange o trecho entre Itapetininga e Ourinhos, com investimentos previstos em faixas adicionais e dispositivos de segurança. O leilão está programado para o primeiro semestre de 2025.
- Circuito das Águas: Conexão entre Campinas e Mogi-Guaçu, incluindo duplicações.
- Rota Mogiana: Integra o Aeroporto Internacional de Viracopos à região de Vinhedo, beneficiando centros de distribuição em Cajamar e Jarinu.
Na mobilidade urbana, está prevista a concessão de linhas ferroviárias, incluindo a Linha 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, atualmente operadas pela CPTM. No entanto, o leilão do Lote Alto Tietê, previsto para março, poderá ser adiado devido à complexidade do projeto.
Educação
O governo pretende transferir a gestão administrativa de 143 escolas estaduais para a iniciativa privada, um investimento estimado em R$ 1,7 bilhão. Este projeto complementa a concessão de 33 escolas realizada em 2024 e faz parte de uma meta mais ampla de conceder 5.500 unidades até 2029.
Habitação e Centro Administrativo
Um dos maiores projetos é a transferência da sede administrativa estadual do Morumbi para o centro da capital paulista, com CAPEX estimado em R$ 9 bilhões. Em paralelo, uma PPP habitacional prevê a construção de 6 mil unidades no centro da cidade, abrangendo baixa e média renda.
Obras Hídricas e Saúde
No campo hídrico, destacam-se:
- Sistema Adutor para abastecimento de 34 municípios na região de Campinas.
- Dragagem do Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus, um projeto que pode demandar até R$ 10 bilhões.
Na área da saúde, o governo estuda conceder a logística de medicamentos à iniciativa privada, com leilões previstos para 2026.
Desafios e Preocupações
Apesar da amplitude do programa, o volume de mais de 90 leilões em diferentes áreas preocupa. “Precisamos medir os impactos disso na economia e na execução dos projetos”, afirmou Benini, apontando a necessidade de garantir qualidade e sustentabilidade nos investimentos.
Esses projetos refletem a intenção do Governo de São Paulo de modernizar a infraestrutura estadual e atrair capital privado, mesmo em meio a críticas e desafios logísticos.
Fonte: Exame