
Presidente na Strata
– Engenheiro Civil – EEUFMG/73
– Mestrado e Doutorado em Estradas e Aeródromos no Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC – Portugal
– Doutor em Engenharia Civil – Escola de Engenharia da UFMG
– Estágios Técnicos no;
– Laboratoire Central des Ponts et Chaussées – LCPC – França
– Centre des Recherches Routières- CRR – Bélgica
– Koninklijke/SHELL Laboratorium
– Instituto Eduardo Torroja
– Presidente da Strata Engenharia (35 anos)
Eventos do Palestrante
Setembro
DETALHES DO EVENTO
Para se promover o dimensionamento da camada de reforço de um pavimento rodoviário por métodos mecanísticos, baseados na Teoria da Elasticidade aplicada a sistemas multicamadas carregados à superfície
DETALHES DO EVENTO
Para se promover o dimensionamento da camada de reforço de um pavimento rodoviário por métodos mecanísticos, baseados na Teoria da Elasticidade aplicada a sistemas multicamadas carregados à superfície torna-se imprescindível caracterizar previamente o sistema existente – número e espessura das camadas – procedimento usualmente realizado por meio de georradar (Ground Penetrating Radar, GPR) e complementado pela retroanálise das linhas de influência obtidas em ensaios de carga dinâmicos (FWD, Curviâmetro ou TSD).
Em seguida, impõe-se a definição do módulo de elasticidade da camada asfáltica de reforço, tarefa aparentemente simples, mas marcada por uma dificuldade teoricamente intransponível: materiais viscoelásticos, de comportamento termo-reológico complexo, apresentam módulos dependentes do tempo (ou da frequência) de solicitação, que, em pavimentos carregados à superfície, varia de forma contínua e crescente com a profundidade. Tal característica evidencia a impropriedade de se adotar um valor modular único para a camada de reforço.
Surge, assim, um paradoxo de conhecimento mútuo: para definir a espessura é necessário conhecer o módulo, e para definir o módulo é necessário conhecer a espessura. Este impasse, até então não contemplado, constitui seguramente um dos maiores desafios do dimensionamento mecanístico de pavimentos asfálticos.
PALESTRANTES
ROTA DE CONHECIMENTO
PAVIMENTOS FLEXÍVEIS
AUDITÓRIO
HORÁRIO
25 de Setembro de 2025 16:00 - 17:00