
Diretor Técnico INPROTRAN
MARCELLO DA COSTA VIEIRA Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e como Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Experiência em projeto, construção, controle e fiscalização de obras de engenharia pesada (rodovias, ferrovias, aeroportos e obras hídricas). Professor de cursos de Pós-Graduação e de Extensão em Transportes e Logística, Contratação de Obras e Serviços de Engenharia, Planejamento de Controle de Obras de Infraestrutura. Consultor em Estudos de Viabilidade (EVTEA) em obras de aumento de capacidade em rodovias. Foi Secretário Nacional de Transportes Terrestre do Ministério da Infraestrutura – MINFRA, responsável por coordenar e acompanhar os assuntos dos setores de trânsito, transporte rodoviário e ferroviário no âmbito Federal. Atualmente é Consultor e Diretor Técnico do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança – INPROTRAN.
Eventos do Palestrante
Setembro
DETALHES DO EVENTO
A pesagem em movimento de alta velocidade, conhecida como HS-WIM (high speed weigh in motion), atualmente em experimentaçãoe validação, tem sido vista e implementada gradualmente nos últimos
DETALHES DO EVENTO
A pesagem em movimento de alta velocidade, conhecida como HS-WIM (high speed weigh in motion), atualmente em experimentação
e validação, tem sido vista e implementada gradualmente nos últimos anos como uma forma moderna, tecnológica e necessária no
monitoramento e na fiscalização do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias brasileiras.
O Sistema HS-WIM, sem a necessidade de paragem, proporciona agilidade no tráfego, melhora a segurança viária e possibilita coleta
de informações que favorece o planejamento da manutenção e reduz custos operacionais das rodovias e, também, fornece subsídios
para uma gestão de frotas de veículos logísticos mais econômica, sustentável e segura.
O painel “Pesagem em Movimento (HS-WIM): Avanços Tecnológicos, Desafios e Contrapontos” tem a finalidade de analisar, de
forma abrangente e integrada, o cenário atual da implementação dessa inovação tecnológica e discutir vantagens do sistema HS-
WIM, limitações, discrepâncias técnicas e operacionais que devem ser quantificadas e avaliadas, bem como melhorias a serem
adotadas para bem se adequar à diversidade de veículos e de cargas transportadas pelos corredores logísticos.
Para isto, os seguintes aspectos serão destacados:
a. Visão atual e diagnóstico da pesagem em movimento (10 min – Megid).
b. Influências nos Sistemas de Pesagem e Discrepâncias observadas (15min – Marcello)
c. Informações fornecidas pelo HS-WIM para gestão e controle do peso por eixo (10min – Diego)
d. Consequências do excesso de peso para o pavimento e para a segurança viária (10min – Lélio)
e. Questionamentos levantados (10min – todos)
f. Conclusão: próximos passos (5min)
ROTA DE CONHECIMENTO
SINALIZAÇÃO E SEGURANÇA VIÁRIA
AUDITÓRIO
HORÁRIO
24 de Setembro de 2025 14:00 - 15:00
PAINEL
