
Presidente do INPROTRAN
Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança – INPROTRAN, instituição da sociedade civil que atua em estudos, projetos e pesquisas sobre trânsito, mobilidade, transporte logístico, segurança viária e veicular, e que prioriza ações em prol de um trânsito mais humano e seguro e que contribuam para a redução de sinistros nas vias brasileiras. Oficial da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro, atualmente na Reserva, com 44 anos de carreira. Possui especialização em Planejamento Estratégico, Segurança e Defesa, Emprego de Forças Armadas, Operações e Logística Militares, Obras e Serviços de Engenharia de Infraestrutura, Segurança Viária, Meio Ambiente e Gestão de Projetos. Realizou o curso “Vision Zero” da Embaixada da Suécia, treinamento em iRAP e participa do Comitê Gestor do “Pacto pela Segurança Viária” integrado pela SENATRAN, ANTT, DNIT, ABCR, PRF, INPROTRAN, ABSeV, ABEETRANS entre outros.
Foi Coordenador Geral do Ministério da Defesa para Segurança dos Grandes Eventos, Secretário Nacional de Transportes Terrestres do então Ministério da Infraestrutura, atuando diretamente com DENATRAN, CONTRAN, ANTT, DNIT, EPL e VALEC. Atualmente, tem realizado no INPROTRAN o planejamento, gestão e desenvolvimento da “Metodologia Integrada Vias Seguras” e desenvolvido projetos de pesquisa veicular e viária, como: da CVC 11 eixos com 91ton; da CVC 8 Eixos com 64,5t; do 4º Eixo para Implementos Rodoviários; do conceito Peso-Potência-Torque para veículos pesados; do Caminhão 100% Elétrico; do Estudo sobre Pesagem de Veículos de Carga pelo Sistema HS-WIM; e do Curso “Vias Seguras: preceitos, inovações e práticas aplicadas em Segurança Viária”, nível pós-graduação lato sensu, realizado para ANTT e EcoRodovias.
Eventos do Palestrante
Setembro
DETALHES DO EVENTO
A pesagem em movimento de alta velocidade, conhecida como HS-WIM (high speed weigh in motion), atualmente em experimentaçãoe validação, tem sido vista e implementada gradualmente nos últimos
DETALHES DO EVENTO
A pesagem em movimento de alta velocidade, conhecida como HS-WIM (high speed weigh in motion), atualmente em experimentação
e validação, tem sido vista e implementada gradualmente nos últimos anos como uma forma moderna, tecnológica e necessária no
monitoramento e na fiscalização do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias brasileiras.
O Sistema HS-WIM, sem a necessidade de paragem, proporciona agilidade no tráfego, melhora a segurança viária e possibilita coleta
de informações que favorece o planejamento da manutenção e reduz custos operacionais das rodovias e, também, fornece subsídios
para uma gestão de frotas de veículos logísticos mais econômica, sustentável e segura.
O painel “Pesagem em Movimento (HS-WIM): Avanços Tecnológicos, Desafios e Contrapontos” tem a finalidade de analisar, de
forma abrangente e integrada, o cenário atual da implementação dessa inovação tecnológica e discutir vantagens do sistema HS-
WIM, limitações, discrepâncias técnicas e operacionais que devem ser quantificadas e avaliadas, bem como melhorias a serem
adotadas para bem se adequar à diversidade de veículos e de cargas transportadas pelos corredores logísticos.
Para isto, os seguintes aspectos serão destacados:
a. Visão atual e diagnóstico da pesagem em movimento (10 min – Megid).
b. Influências nos Sistemas de Pesagem e Discrepâncias observadas (15min – Marcello)
c. Informações fornecidas pelo HS-WIM para gestão e controle do peso por eixo (10min – Diego)
d. Consequências do excesso de peso para o pavimento e para a segurança viária (10min – Lélio)
e. Questionamentos levantados (10min – todos)
f. Conclusão: próximos passos (5min)
ROTA DE CONHECIMENTO
SINALIZAÇÃO E SEGURANÇA VIÁRIA
AUDITÓRIO
HORÁRIO
24 de Setembro de 2025 14:00 - 15:00
PAINEL
