
Diretor de Projetos e P&D - Fiscaltech
Diego Hoffmann é diretor de Projetos e P&D na Fiscaltech, engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduado em planejamento e gestão de negócios. Atua há mais de 20 anos no setor de fiscalização eletrônica de trânsito, com histórico de participação ativa no desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas. Possui vasta experiência na implantação e operação de sistemas de fiscalização de trânsito, pesagem de veículos em alta velocidade e pedágios multi lane free flow. Também é membro da ISWIM (International Society for Weigh-In-Motion) e Diretor Técnico na ABEETRANS (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Trânsito).
Eventos do Palestrante
Setembro
DETALHES DO EVENTO
A pesagem em movimento de alta velocidade, conhecida como HS-WIM (high speed weigh in motion), atualmente em experimentaçãoe validação, tem sido vista e implementada gradualmente nos últimos
DETALHES DO EVENTO
A pesagem em movimento de alta velocidade, conhecida como HS-WIM (high speed weigh in motion), atualmente em experimentação
e validação, tem sido vista e implementada gradualmente nos últimos anos como uma forma moderna, tecnológica e necessária no
monitoramento e na fiscalização do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias brasileiras.
O Sistema HS-WIM, sem a necessidade de paragem, proporciona agilidade no tráfego, melhora a segurança viária e possibilita coleta
de informações que favorece o planejamento da manutenção e reduz custos operacionais das rodovias e, também, fornece subsídios
para uma gestão de frotas de veículos logísticos mais econômica, sustentável e segura.
O painel “Pesagem em Movimento (HS-WIM): Avanços Tecnológicos, Desafios e Contrapontos” tem a finalidade de analisar, de
forma abrangente e integrada, o cenário atual da implementação dessa inovação tecnológica e discutir vantagens do sistema HS-
WIM, limitações, discrepâncias técnicas e operacionais que devem ser quantificadas e avaliadas, bem como melhorias a serem
adotadas para bem se adequar à diversidade de veículos e de cargas transportadas pelos corredores logísticos.
Para isto, os seguintes aspectos serão destacados:
a. Visão atual e diagnóstico da pesagem em movimento (10 min – Megid).
b. Influências nos Sistemas de Pesagem e Discrepâncias observadas (15min – Marcello)
c. Informações fornecidas pelo HS-WIM para gestão e controle do peso por eixo (10min – Diego)
d. Consequências do excesso de peso para o pavimento e para a segurança viária (10min – Lélio)
e. Questionamentos levantados (10min – todos)
f. Conclusão: próximos passos (5min)
ROTA DE CONHECIMENTO
SINALIZAÇÃO E SEGURANÇA VIÁRIA
AUDITÓRIO
HORÁRIO
24 de Setembro de 2025 14:00 - 15:00
PAINEL
