A programação da tarde da Paving Hybrid terá o painel sobre tecnologias e soluções de pavimentação, com a participação de fabricantes dos equipamentos
O BIM (Building Information Modeling) deverá ser usado de forma consistente nas obras para atender as metas do Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020. Essa é a conclusão de Washington Luke, diretor de Empreendimentos da Valec, durante o painel A Implementação do BIM para Infraestrutura, durante a Paving Hybrid, que vai até sexta-feira, dia 22 de outubro, no Expo Center Norte.
“O BIM será o caminho natural para a realização de projetos de engenharia na área de saneamento, uma vez que as obras são enterradas e há a dificuldade de encontrar os projetos antigos, com mais de trinta anos. Assim, será preciso refazer os projetos, a fim de conseguir expandir as estruturas existentes”, disse Luke, que trouxe ainda outras iniciativas que visam estimular a aplicação da ferramenta em obras pelo Brasil. Um exemplo foi a Frente Parlamentar do BIM, que regulamentou o uso da metodologia na nova Lei de Licitações para projetos de edificações e de infraestrutura.
Além disso, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura instituiu, recentemente, a Câmara Temática BIM Infraestrutura, que vai trabalhar a questão da logística 4.0, que inclui o uso do BIM na integração dos modais rodoviário, ferroviário e portuário. Para o próximo ano, segundo Luke, estão previstos o desenvolvimento da utilização de GeoBIM (BIM + GIS) para o licenciamento ambiental e para obras de saneamento básico.
No caso da infraestrutura, ele falou sobre a importância do uso do GeoBIM na infraestrutura, que necessitam a localização dos objetivos da construção em mapas, ou seja, das coordenadas geográficas para geoespacializar os elementos construtivos no ciclo de vida da obra, desde a fase do projeto, passando pela execução até a manutenção. “A ligação entre as duas ferramentas é, justamente, a informação”, pontuou Luke, que acrescentou a possibilidade de convergência das camadas de informação, utilizando um único mapa.
A informação foi ressaltada também por Wilton Catelani, presidente do Bim Fórum Brasil, que participou do painel moderado por Anderson Alvarenga, analista de Infraestrutura de Transporte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Nosso desafio é focar em informações, a fim de serem interpretadas pelos softwares, pois o BIM não é só geometria e os dados não geométricos são fundamentais para viabilizar a construção”.
Catelani destacou que a falta de informação dificulta a realização da manutenção e exemplificou com as obras de arte especial que necessitam de reparos e não se encontram os respectivos projetos. A seu ver, essa visão que o BIM traz de focar na informação amplia o potencial de ganho em áreas como planejamento e manutenção, independentemente do tipo de construção – edificações, industrial, comercial, infraestrutura, entre outros.
Outros dois pontos foram tratados pelo especialista: contrato e padronização. No caso do primeiro assunto, ele avaliou que é preciso mudar a forma de contrato para ressaltar a colaboração e a integração entre todos os atores, incentivando comportamentos desejados e controlados aqueles que são indesejados. Esse trabalho em conjunto é importante, segundo ele, pois há o desenvolvimento de muitas pessoas, com organizações motivadas por razões diferentes e a necessidade de realizar inúmeros processos com dezenas de informações compartilhadas. Já sobe a padronização, Catelani ressaltou a importância de ter informações padronizadas para que os softwares possam ter sua utilização otimizada.
A programação da manhã da Paving Hybrid contou ainda com a palestra do engenheiro Ramon Luis Cavilha, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Maccaferri, que falou sobre os geossintéticos mais aplicados no Brasil e o uso de geocompostos para drenagem profunda e de pavimento.
Ainda neste dia, destaque para as apresentações de Daniel Ferreira, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional; de Arthur Luis Pinho de Lima, presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística); e Pablo Spyer, CEO da Vai Tourinho. Já no painel sobre tecnologias e soluções de pavimentação participam Adriano Correia, diretor comercial da CIber/Wirtgen Group; Carlos Eduardo Santos, gerente de vendas da Dynapac; Maurício Mazzutti, gerente de suporte ao cliente da John Deere; e Thiago Romanelli, gerente comercial da Romanelli.
Assessoria de Imprensa:
Mecânica Comunicação Estratégica
Tels.: (11) 3259-6688/1719
E-mail.: meccanica@meccanica.com.br
A MAIS COMPLETA PLATAFORMA DE NEGÓCIOS PARA CONSTRUÇÃO E INFRAESTRUTURA
São Paulo, Brasil.
E acompanhe as novidades sobre a Paving
Copyright © 2021 by i10as
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
AWSALBCORS | 7 days | This cookie is managed by Amazon Web Services and is used for load balancing. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
elementor | never | This cookie is used by the website's WordPress theme. It allows the website owner to implement or change the website's content in real-time. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
ts | 1 year | PayPal sets this cookie to enable secure transactions through PayPal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 2 years | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 2 years | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_gat | 1 minute | This cookie is installed by Google Universal Analytics to restrain request rate and thus limit the collection of data on high traffic sites. |
AWSALB | 7 days | AWSALB is an application load balancer cookie set by Amazon Web Services to map the session to the target. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_gcl_au | 3 months | Provided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
igodigitalstdomain | 1 hour | This cookie, set by Salesforce Marketing Cloud, contains the user's unique session identifier to track individual visitors and their use of the site. |
igodigitaltc2 | 10 years | This cookie, set by Salesforce Marketing Cloud, contains the user's unique session identifier to track individual visitors and their use of the site. |
u | 1 year | This cookie is used by Bombora to collect information that is used either in aggregate form, to help understand how websites are being used or how effective marketing campaigns are, or to help customize the websites for visitors. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | session | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies are used to store information about how the user uses the website to present them with relevant ads and according to the user profile. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ttp | 1 year 24 days | No description |
A3 | 1 year | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
igodigitalst_534001996 | 1 hour | No description |
li_gc | 2 years | No description |
sympla | session | No description |
sympla_tck | 1 year | No description |