O Ministro da infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas na Paving Virtual 2021
Novas concessões previstas para 2021 têm potencial de gerar R$ 80 bilhões
As novas concessões de infraestrutura previstas até o final deste ano têm potencial para gerar R$ 80 bilhões, um montante que representa mais de dez vezes o orçamento do Ministério de Infraestrutura. No final do próximo ano, a expectativa é chegar a R$ 260 bilhões com os leilões. “Essas transferências para a iniciativa privada começam a pegar tração em 2023”, disse o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante a Paving Virtual, mais completo evento online da área de infraestrutura viária e rodoviária, que se encerra nesta quinta-feira, dia 6 de maio.
Segundo Freitas, a partir de 2024, o Brasil voltará a ser um canteiro de obras, com projetos importantes em todos os modais de transporte. Essa previsão do Ministro ocorre porque após a realização da concessão é necessário um período para projeto, licenciamento ambiental, levantamento de crédito, entre outros.
Em dois anos e cinco meses de governo, a pasta já concedeu 70 ativos à iniciativa privada, com geração de valor de, pelo menos, R$ 70 bilhões. “Nos tornamos bons em realizar concessões, pois temos modelos extremamente sofisticados, ao traduzir e perceber riscos, o que tem chamado a atenção do investidor estrangeiros”, explicou o Ministro. Nesse sentido, os atuais contratos contam com mecanismos financeiros, que oferecem proteção e reduzem riscos cambiais, por exemplo, com resolução de conflitos por meio de arbitragem, além das taxas de retorno que estão entre as melhores do mundo.
Freitas, que respondeu as perguntas feitas por Guilherme Ramos, diretor da Paving Virtual, e de Eurimilson Daniel, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), ressaltou que o Brasil é visto pelo mercado como um país que respeita contratos, visto que a Rodovia Presidente Dutra, concedida nos anos 90, passou por diversos governos com ideologias diferentes e o contrato foi respeitado. Além disso, durante a pandemia, o país realizou um reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos, enquanto outros países se negaram a seguir por este caminho, levando para a arbitragem. “Isso explica também o sucesso dos leilões de aeroportos em abril”, pontuou.
Somado a essa questão, Freitas também destacou o movimento do Ministério da Infraestrutura para obtenção do Selo Verde nos projetos de infraestrutura, estruturando os projetos em termos ambientais, o que facilitará a obtenção do licenciamento ambiental e poderá atrair os investidores que estão preocupados com a sustentabilidade. “Os fluxos financeiros estarão cada vez mais atrelados ao meio ambiente”, afirmou.
Sobre o orçamento da pasta, que está na ordem de R$ 7 bilhões, o Ministro afirmou que os valores são utilizados para manutenção de ativos de responsabilidade do Ministério e para investir em áreas onde a iniciativa privada não tem interesse momentâneo. “Quanto mais transferirmos ativos para a iniciativa privada, mais descompressão tem a pasta e menor a necessidade de se ter um orçamento com grandes montantes”. Em termos de teto de gastos, Freitas avaliou que ele é um balizador importante e o que se precisa é mostrar o compromisso com a trajetória descendente da dívida, corroborando para a vinda dos investidores.
Outro ponto trazido por ele na Paving Virtual foi o leilão da CEDAE, que vai contribuir para trazer alívio fiscal para o Rio de Janeiro. “Essa concessão é emblemática e pode estimular outros estados a seguir neste caminho”, disse. Parte desse dinheiro da outorga, de acordo com o Ministro, vai virar obra, inclusive, com compromisso com a sustentabilidade, como a despoluição da Baia de Guanabara.
Assessoria de Imprensa:
Mecânica Comunicação Estratégica
Telefone.: (11) 3259-6688/1719
E-mail.: sylvia@meccanica.com.br
A MAIS COMPLETA PLATAFORMA DE NEGÓCIOS PARA CONSTRUÇÃO E INFRAESTRUTURA
São Paulo, Brasil.
E acompanhe as novidades sobre a Paving
Copyright © 2021 by i10as
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
AWSALBCORS | 7 days | This cookie is managed by Amazon Web Services and is used for load balancing. |
cookielawinfo-checkbox-advertisement | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Advertisement" category . |
cookielawinfo-checkbox-analytics | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Analytics" category . |
cookielawinfo-checkbox-functional | 1 year | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to record the user consent for the cookies in the "Necessary" category . |
cookielawinfo-checkbox-performance | 1 year | Set by the GDPR Cookie Consent plugin, this cookie is used to store the user consent for cookies in the category "Performance". |
elementor | never | This cookie is used by the website's WordPress theme. It allows the website owner to implement or change the website's content in real-time. |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
ts | 1 year | PayPal sets this cookie to enable secure transactions through PayPal. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
bcookie | 2 years | LinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID. |
bscookie | 2 years | LinkedIn sets this cookie to store performed actions on the website. |
lang | session | LinkedIn sets this cookie to remember a user's language setting. |
lidc | 1 day | LinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection. |
UserMatchHistory | 1 month | LinkedIn sets this cookie for LinkedIn Ads ID syncing. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_gat | 1 minute | This cookie is installed by Google Universal Analytics to restrain request rate and thus limit the collection of data on high traffic sites. |
AWSALB | 7 days | AWSALB is an application load balancer cookie set by Amazon Web Services to map the session to the target. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ga | 2 years | The _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors. |
_gcl_au | 3 months | Provided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services. |
_gid | 1 day | Installed by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously. |
CONSENT | 2 years | YouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data. |
igodigitalstdomain | 1 hour | This cookie, set by Salesforce Marketing Cloud, contains the user's unique session identifier to track individual visitors and their use of the site. |
igodigitaltc2 | 10 years | This cookie, set by Salesforce Marketing Cloud, contains the user's unique session identifier to track individual visitors and their use of the site. |
u | 1 year | This cookie is used by Bombora to collect information that is used either in aggregate form, to help understand how websites are being used or how effective marketing campaigns are, or to help customize the websites for visitors. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_fbp | session | This cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website. |
fr | 3 months | Facebook sets this cookie to show relevant advertisements to users by tracking user behaviour across the web, on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Google DoubleClick IDE cookies are used to store information about how the user uses the website to present them with relevant ads and according to the user profile. |
test_cookie | 15 minutes | The test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | A cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface. |
YSC | session | YSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_ttp | 1 year 24 days | No description |
A3 | 1 year | No description |
AnalyticsSyncHistory | 1 month | No description |
igodigitalst_534001996 | 1 hour | No description |
li_gc | 2 years | No description |
sympla | session | No description |
sympla_tck | 1 year | No description |